Infelizmente, os alunos têm maior tendência a acumular incertezas, do que a construir confiança em si mesmos. E encaram os maus resultados como rótulos definitivos sobre si mesmos. Daí que seja importante atuar rapidamente nas dúvidas, nos maus resultados e rótulos.


Os resultados dos testes/exames não são apenas o reflexo do QI dos alunos.
Fatores como:
falta de bases;
Há fatores podem controlar e outros que simplesmente não podem. Fazer ver, principalmente aos alunos mais ansiosos, o que conseguem controlar e o que não conseguem, permite-lhes trabalhar de forma dirigida para enfrentar os momentos de avaliação com mais confiança e, portanto, menos erros.
Com mais confiança, facilita-se a captação de novas matérias e surge a participação nas aulas e resolução de trabalhos de casa autónomas.
No instagram do Explica Descomplica ofereço gratuitamente dicas sobre gestão de tempo, matéria, pontuação e nervosismo num momento de avaliação, dicas sobre como ver os obstáculos apenas como desafios, desmistifico mitos da aprendizagem, ensino técnicas eficientes e comprovadas para melhorar o estudo.